Interclubes

Atlético Nacional perde e se despede do mundial, na estreia da consulta em vídeo

Thiago Vieira
Thiago Vieira
Publicado em 14/12/2016 às 9:56
Leitura:

Kashima marcou o primeiro gol após recurso de vídeo utilizado pelo árbitro / Foto: AFP

Kashima marcou o primeiro gol após recurso de vídeo utilizado pelo árbitro Foto: AFP

O Atlético Nacional ganhou a torcida de todos os brasileiros após as homenagens prestadas às vítimas do acidente da Chapecoense e por ter cedido o título da Copa Sulamericana. Nesta quarta-feira (14), na sua estreia pelo Mundial de Clubes, o Nacional foi derrotado pelo Kashima, do Japão, por um surpreendente 3 a 0.

Depois do novo formato, os colombianos foram apenas o terceiro time vencedor da Libertadores a não chegar na final, já que apenas os brasileiros Internacional (2010) e o Atlético-MG (2013) foram eliminados na semifinal.

Gol histórico marca primeiro uso do recurso do vídeo na história 

O primeiro gol do time japonês foi marcado com um pênalti, cobrado por Doi. Mas a oportunidade só foi gerada quando, pela primeira vez na história, o árbitro pôde utilizar o recurso de vídeo para marcar a infração, dois minutos depois do lance. 

O vídeo, que está sendo usado de forma experimental no Mundial, deveria esclarecer quaisquer dúvidas, mas acabou gerando outra polêmica. Embora o árbitro tenha interpretado pênalti, o jogador do Kashima estava em posição irregular, o que gerou repercussão na imprensa e nas redes sociais. Outra dúvida pela regra é se, de fato, deveria ser considerada a posição irregular do jogador, já que ele não participou da jogada.

Atlético Nacional falha na finalização, e sofre no contra-ataque

O clube colombiano dominou a partida, chegando muito mais ao ataque. Porém faltou a eficiência. Com duas bolas na trave e uma atuação segura do goleiro japonês Sogahata, a equipe Verdolaga não conseguiu empatar a partida.

No segundo tempo, o Kashima armou um rápido contra-ataque e contou com a falha da defesa colombiana, que permitiu que o atacante Endo tivesse a calma para marcar de calcanhar.

Ainda anestesiado, o Nacional permitiu no lance seguinte um novo gol do Kashima, com Suzuki.

Agora os japoneses esperam o finalista do confronto entre o poderoso Real Madrid e o América do México.

Mais lidas